quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O propósito do SENTIR

Quando falamos em sentir, sempre recobramos alguma condição pregressa que, associado a tal verbo, permite-nos construir cenas em nossas mentes. Momentos alegres, tristes... Aquela namoradinha, algum cheiro, sabor... Alguma dor, raiva, medo... Enfim, cenas importantes, senão, não seria evocada pela memória. Mas qual o porquê disso? Por que sentir algo que nos faz mal? De um modo mais amplo, porque SENTIR?
É estranho, mas acredito que poucos (pra não dizer nenhum) dos nobres leitores destas linhas, pararam para pensar sobre isso, não é mesmo? Pois é!
Sentir, pelo real da palavra significa captar algo e interpretar por conseqüências expressas, externadas pelo seu corpo. Seja sentir ou "sentimentalisar", tudo é sentir! Nosso corpo repletos de "captadores de sinais" pelos quais percebemos o mundo que nos certa; esses sinais sao recebidos por tais captadores e lançado numa rede elaboradíssima de "fios" , caminhos neurais formados por neurônios... Sim, sei... e daí? Qual o propósito de, ao logo de toda a evolução, ser uma grande "rede de transmissão eletroquímica"? Aí é onde está o fascinante (brilho nos olhos)!!

Falaremos em alguns "sentires"...
1) Dor:
Fecha os olhos e pensa que tragédia: você acometido por uma fratura, um colápso, uma trombose, uma enfarto muscular e não sentir nada? Como corrigir isso? Como salvar uma vida se não pelo sinal prévio?

2)Prazer:
No ato sexual (uma das e não a única formas de se obter prazer), acontece coisas estranhas... Contraímos 87,9% de nossa fibras musculares, nossas pupilas se dilatam quase que como num escuro total, a pressão do globo ocular quase dobra, o fluxo sangüíneo nos vasos sangüíneos aumenta muito, estes mesmos vasos se contraem tanto que a pressão arterial aumenta em pelo menos 1/6 do normal, os membros tendem a perder a coordenação motora, salivamos como cães famintos ao verem um osso... É tenso, pesado, é uma carga acentuada....Se Deus não tivesse feito dessa "coisa" algo tão prazeroso já havíamos sido extintos a séculos!

E por último mas não menos importante: O AMOR!
Para a ciência, AMAR é um inexplicável "banho" de reações químicas! É a construção do ideal sem propósito para o bem próprio!! Veja bem: ideal sem propósito!!
É como querer gastar tempo e habilidades fisiológicas, além de muita energia, afim de satisfazer o bel-prazer de um "egoísta" sistema nervoso.
Mas do que seriamos sem o amor, não é verdade? A graça do seduzir, toda seleção sexual que envolve o processo evolutivo se faz válida por causa do sentir - Amor, no nosso caso!
O tal amor também é responsável por manter sociedades integras, nações, crenças, religiões, casamentos, namoros, amizades... Vê, quão importante é sentir?

Alguma dúvida sobre o porquê de sentir algo?
Bom, se sim, tome nota:

Permita-se... SINTA...






...e aprenda...




É só assim que faz o real aprendizado do que é propósito!

A propósito, sinto que a vida sempre rege os seus propósitos... Eu, só presto atenção!!



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Uma Carta pra Deus

Santíssimo Pai, bom dia!

Venho por meio destas singelas linhas colocar-me perante Vossa imensa sabedoria, para expor alguns comentários feitos acerca de Vossa ilustríssima "pessoa".
Soube por terceiros que o Senhor, sob um lapso de compaixão desmedida, decidiu há alguns anos, vir a estar entre nos, como nós - carne e sangue -, e, como sacrifício santo, derramaria seu preciosíssimo sangue para que expirasse nossos pecados recorrentes. Soube também que nós mesmo, meros pecadores de idoneidade duvidosa Vos entregou para que se consumasse a Sua sábia palavra e vontade.
Corre aqui nos corredores mundanos uma historinha interessante; o Senhor, arquiteto de todas as coisas desse universo, tomou por vontade vir por intermédio de uma gestação linda e completa, com todas as suas graças e dificuldades, e o mais brilhante de tudo: sob a concepção pura e sem qualquer consumação carnal.. Por meio de uma virgem, sob a ação de teu Santo Espírito! Lindo isso!
Falando nisso, é papo batido aqui em nosso meio que um humilde carpinteiro desposaria uma bela virgem sobre a qual recairia toda essa graça... Essa missão.
Uma bela jovem, de pureza sem par, olhos sãos e fraternos, serva dedicada e fiel, leal e obediente, que desprezou qualquer tipo de sentimento que a engrandecesse e proferiu em voz baixa e serena um "sim", permitindo assim a ratificação de sua vontade, que mudaria a história da humanidade. Essa mesma virgem que gerou a terceira peça da Trindade Santa, foi proclamada bem-aventurada, Cheia de graça, Rainha dos exércitos, e, cá entre nos mortais, laureada por diversos títulos justíssimos, por sinal. Soube que ela peregrinou distâncias, sobre o dorso de um eqüino, alojou-se numa estribaria onde deu a luz ao belo Cordeiro Santo; o tomou entre os braços e, humilde como sempre foi, alocou o "propósito de todas as coisas" numa singela manjedoura. Desde então criou, educou, exerceu sua autoridade materna e fez com que os planos divinos se propagasse de forma perfeita.
Sabe, Senhor, não questiono, mas as vezes não entendo as suas criaturas. Não entendo como uma pessoa tão importante na história, um alguém que foi veículo da tua vinda primeira, a primeira que teve a honra de comungar em plenitude o teu Santo Ser, tabernáculo puro e imaculado, ainda é tão rejeitada e renegada por tantos, e assim, como o Senhor dos Senhores, recebe por muitos, "nãos" descrentes.
Enfim Pai, ouço isso. Aqui é só do que se fala. E diante disso só me sobra dizer: OBRIGADO!
Obrigado por tudo realizado por mim, ainda que eu tenha te entregue à cruz, que tenha te negado, blasfemado e tudo mais. Obrigado por pela decisão de ter vindo ao mundo e pela forma que foi! Obrigado por ter eleito uma Mãe tão perfeita para si e para todos nós. É como disse um grande homem que aqui habitou: "
Ainda não se louvou, exaltou, honrou, amou e serviu suficientemente a Maria,
pois muito mais louvor, respeito, amor e serviço ela merece."
Obrigado, pelo dom de minha vida e pelos dons que a mim concedestes, os quais busco ampliar e canalizar a tua graça aos que me cercam. Obrigado pelo viés da minha vida que permitiu de uma só vez, um laço maior Contigo e a Santíssima Virgem por intermédio da santa-devota Consagração a Ti, Pai por intermédio da Mãe das Mães; ponho-me de prontidão ao teu serviço, buscando, ao imitá-los, a minha santidade
Bem, a priori é isso.
Sigo em frente com tais propósitos e aguardo ansiosamente seu retorno.

Ah, quanto às historinhas que "meandram" meus corredores...
Sim, EU CREIO. Mas aumentai a minha fé.

Agradecida e atenciosamente,


Um consagrado.

Data: um dia qualquer, mas um dia mais próximo do regresso santo...

domingo, 19 de setembro de 2010

Um Certo Retrato...

Uma pele macia que nem a mais pura das sedas supera; um olhar misterioso, mas até que o infinito do universo; um semblante tranquilo e ameno tendo por acabamento um grande e lindo sorriso talhado numa face de pureza única.
Um ar de menina em uma bela mulher... Uma bela flor, talvez a mais bela dentre elas, e como todas elas, com seus espinhos...
Parece palavras soltas, parece idealismo, platonismo, utopia... Não! Ela existe!
Guardei algumas linhas para dispor sobre. Gostaria muito de saber falar o que vejo nela; gostaria saber criar palavras pra quantificar, descrever, expor em linhas o que sinto... São vãs, minhas tentativas. Mas tento.
Enfim, precisei passar por dentro de mim pra tecer tais linhas e estruturar-me emocionalmente para tal. Nesse passeio pelas minhas maiores de minhas instâncias psíquicas, retomei na minha humilde memória que vivi momentos dignos de um filme "hollywoodiano" dos mais doces e singelos possíveis. Alguém que passou no meu caminho como um anjo mandado por Deus e se fez chegar; e se fez importante como poucos.
Mas fácil seria ter um retrato né? Mas espera: também seria vão! Fotos não registram o íntimo.
Ah não, não... Descrevi o físico, sim, no início deste papo; o íntimo é impossível! Mas fechando os olhos e me reservando ao silêncio de meu EU, consigo ver o mais belo retrato; este sim, completo! E egoisticamente SÓ MEU!
Inveja é inevitável aos sensíveis; eles querem sempre ver... Quem sabe tenham a mesma sorte que eu.
Um retrato... Um certo retrato... Um dos mais belos retratos... Deus fez, eu contemplei.. Não descrevo, mas sinto. Vejo com outros meios; vejo com o coração!

Como sempre dito, louvável é o coração que enxerga!

Ah, quem é? Para quem foi?
Quem sabe é que é... E tenho dito!

Com amor,
Adryano Stwart ")

sábado, 18 de setembro de 2010

Tédio...

Acordei hoje meio desligado do mundo; meio sem conexão com a realidade ainda que tendo a certeza de que o fim de semana prometia...
Juntou algumas gramas de baixa estima, xícaras de deveres pendentes, uma pitadinha de privação de sono e CABUMMM!!! brota no peito o tão caricato e torturador desespero-pela-impotência-perene provinda da solidão. Mesmo sabendo que o melhor de todos, o grandessíssimo, o "phodástico", o inigualável e incomparável ABC Futebol Clube entraria em campo pra mais uma de suas sonatas straussianas, sob a batuta da sua verdadeiramente fiel torcida; mesmo acometido pela pena ao ver as florzinhas tricolores temerem por ter que passar pelo Mengão no clássico nacional mais belo de todos, ou seja nem sob a óptica da paixão nacional, consegui tornar essa visão estranha de mim mesmo e do mundo, uma coisa tragável!
Corri, ouvi Villa-Lobos, li Einstein, Platão e Paulo Freire... Sem êxito!
Resolvi estudar. Passei a olhar a natureza e retomar conceitos, análises em conformidades acadêmicas outrora adquiridas, e viajei no tottus naturae, na plenitude desta. Peguei-me com olhos presos a uma vistosa flor e tomei a pensar o que me fez fixar olhares a este espécime... Imediatamente apalpei os olhos como quem que secara lágrimas, e remeti minha frágil memória a alguns momentos que, por simbolismo puro, pareceu com aquela flor. Daí ficou inevitável pensar em amor. Novamente minha memória recobrou momentos intrigantes que referencia esse famigerado sentimento. Lembro-me que num passado não tão distante, na realidade nada distante, discuti que o amor não existe com um alguém próximo. Em outro momento o amor não era mais amor, e sim paixão!... Procurei ajuda científica... Recebi como resposta um conjunto de notações neuroquímicas totalmente descrente de romantismo, mas confesso que, por motivos óbvios, estas tão "prolixas" explicações biológicas me chamara mais atenção. Por que não química? É óbvio que é química!
Para e pensa: você olha, sente, cheira, tudo por química, direta ou indiretamente; qual seria o porquê deste sentimento não ser química? Pera, pera, pera...Onde eu quero chegar? O que estou querendo dizer com esse papo desconexo? Veja: saber o que faz o "sentir" existir, torna possível o querer ou não sentir. Parei de olhar a flor e de refletir sobre o amor. Descobri que sou ciente das causa de uso e efeito dessa "droga" [(o amor) química também, vê?] por simples olhares para a flor de uma solanácea arbustiva, e percebi que o que me fazia, ali, sentir-me desligado do mundo, eram os olhos fechados para o que é belo, para o que é verdadeiro, para o que de fato vale a pena! para o AMOR GRATUITO. É química sim, ou você nunca se parou pensando "que química legal rolou entre nos ontem..." ou disse "amigo(a), é que com ele(a) é diferente...rola química"...mas e daí se é química? Não sendo apenas química é o que importa!
Enfim... Parei de olhar a florzinha, e refiz tudo! Villa-Lobos, dessa vez, me disse que a música sublima os pesares com as notas de sua Mazzurca; Einstein me mostrou quão simples foi ser tão complicado além de quão grande é o homem que adimite seus próprios erros e torna a errar por ser humano; Platão me disse, agora, que a perfeição é possível mas inalcansável, é grande demais devido ao nosso pensar: tenho tudo mas quero mais ... isso é o platônico severamente exposto como verdade, e Paulo Freire me "aprendensinou" que isso tudo é lúdico, complexo e interativo...Dual... Vê? Saber de onde vem o sentir...

Tédio? Agora? não, não! Eu amo. Enxergarei o belo sempre que necessário e tornarei minha pessoa sempre ávida por conquistas. E irei...remando...


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Devaneios...

1. devaneio (sm.): Estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens.

Proponho um brinde!!
Propus a mim mesmo a tarefa de colocar em signos coisas; locar um famigerado espaço virtualmente ocioso e torná-lo fecundo de algo... De ideias... Devaneios.
Olha, estado de espírito é algo que não se mensura mas se retrata. É a isso que proponho neste espaço: um brinde ao "espírito" criativo que nos toma pelo braço e nos permite ser que de fato nós somos, ainda que pareça paradoxal usar de criatividade para ser você mesmo!
Falando em ser você mesmo...
Sou Adryano Stwart, um libriano com 25 primaveras no currículo, de sangue quente, e brilho nos olhos. Curioso, tímido e hiperativo... Ênfase para o hiper, do grego, hupér, que significa acima, sobre, além... Católico por CONVICÇÃO e convicto em todos os pontos do meu atual "EU".
Tenho poucos tijolos, mas muita mão de obra; dois irmãos lindos, uma mãe guerreira e um pai correto.
Já saltei de perigosas pontes e me machuque bastante; levantei, passei remédio, fiquei bom e pulei novamente.

Sou biólogo por amor, vocação, sorte, destino... Deus Cria, o Biólogo cuida...É essa a máxima!
Tento viver com a ciência e fazer ciência para a vida...

Falando em ciência...

2. Ciência (sf): do Lat.: scientia. Conhecimento rigoroso e racional de qualquer assunto; corpo de conhecimentos, sobre um determinado tema, obtido mediante um método próprio; domínio organizado do saber; conjunto organizado de conhecimentos baseados em relações objectivas verificáveis e dotados de valor universal; o conjunto das ciências; o universo da ciência; instrução; erudição; saber fazer; arte, técnica.

Não só disso tratarei, mas também disso!

Seguindo com o não tão mais científico, pautarei o TUDO que brotar na "cachola", basta o espaço em branco.

Esse sou eu! Muito prazer!

A priori é ficar por aqui esperando as próximas nuances intuitivas ou criativas... Afinal, é estranho ver o mundo como um mero componente inanimado e não tratá-las com o devido respeito. Todo tópico respeitável em nossas vidas é documentado. Estarei aqui, sempre que possível para fazê-lo e sejam todos bem-vindos a destrinchar meus devaneios...
Ah...
Falando em devaneios...