quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O propósito do SENTIR

Quando falamos em sentir, sempre recobramos alguma condição pregressa que, associado a tal verbo, permite-nos construir cenas em nossas mentes. Momentos alegres, tristes... Aquela namoradinha, algum cheiro, sabor... Alguma dor, raiva, medo... Enfim, cenas importantes, senão, não seria evocada pela memória. Mas qual o porquê disso? Por que sentir algo que nos faz mal? De um modo mais amplo, porque SENTIR?
É estranho, mas acredito que poucos (pra não dizer nenhum) dos nobres leitores destas linhas, pararam para pensar sobre isso, não é mesmo? Pois é!
Sentir, pelo real da palavra significa captar algo e interpretar por conseqüências expressas, externadas pelo seu corpo. Seja sentir ou "sentimentalisar", tudo é sentir! Nosso corpo repletos de "captadores de sinais" pelos quais percebemos o mundo que nos certa; esses sinais sao recebidos por tais captadores e lançado numa rede elaboradíssima de "fios" , caminhos neurais formados por neurônios... Sim, sei... e daí? Qual o propósito de, ao logo de toda a evolução, ser uma grande "rede de transmissão eletroquímica"? Aí é onde está o fascinante (brilho nos olhos)!!

Falaremos em alguns "sentires"...
1) Dor:
Fecha os olhos e pensa que tragédia: você acometido por uma fratura, um colápso, uma trombose, uma enfarto muscular e não sentir nada? Como corrigir isso? Como salvar uma vida se não pelo sinal prévio?

2)Prazer:
No ato sexual (uma das e não a única formas de se obter prazer), acontece coisas estranhas... Contraímos 87,9% de nossa fibras musculares, nossas pupilas se dilatam quase que como num escuro total, a pressão do globo ocular quase dobra, o fluxo sangüíneo nos vasos sangüíneos aumenta muito, estes mesmos vasos se contraem tanto que a pressão arterial aumenta em pelo menos 1/6 do normal, os membros tendem a perder a coordenação motora, salivamos como cães famintos ao verem um osso... É tenso, pesado, é uma carga acentuada....Se Deus não tivesse feito dessa "coisa" algo tão prazeroso já havíamos sido extintos a séculos!

E por último mas não menos importante: O AMOR!
Para a ciência, AMAR é um inexplicável "banho" de reações químicas! É a construção do ideal sem propósito para o bem próprio!! Veja bem: ideal sem propósito!!
É como querer gastar tempo e habilidades fisiológicas, além de muita energia, afim de satisfazer o bel-prazer de um "egoísta" sistema nervoso.
Mas do que seriamos sem o amor, não é verdade? A graça do seduzir, toda seleção sexual que envolve o processo evolutivo se faz válida por causa do sentir - Amor, no nosso caso!
O tal amor também é responsável por manter sociedades integras, nações, crenças, religiões, casamentos, namoros, amizades... Vê, quão importante é sentir?

Alguma dúvida sobre o porquê de sentir algo?
Bom, se sim, tome nota:

Permita-se... SINTA...






...e aprenda...




É só assim que faz o real aprendizado do que é propósito!

A propósito, sinto que a vida sempre rege os seus propósitos... Eu, só presto atenção!!



2 comentários:

  1. Surpreendente como usa as palavras certas para fazer com que nós, leitores, reflitamos sobre coisas assim! Parceirooo.

    ResponderExcluir
  2. Simples é??Real, complexo! Envolvente! Belo, acima de tudo!! :)

    ResponderExcluir